Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Saiba Ouvir, Saiba Ver e Saiba Falar


    Para quem olha para esses macacos pela primeira vez, pode até ficar intrigado com a posição de suas mãos, em um nos ouvidos, em outro nos olhos e no terceiro na boca, mas dificilmente param para ver o real significado dessa imagem. Esses macacos são os Sanbiki no Saru (os três macacos sábios), eles fazem parte do folclore japonês e significam não ouça o mal, não veja o mal e não fale o mal.
    Podemos aprender muitas coisas com esses símios, pois no mundo em que vivemos hoje, ouvimos, vemos e falamos coisas que nem sempre são boas, para nós ou para quem nos rodeia, por isso devemos ter muito cuidado não apenas com nossas ações mas com as ações alheias pois vivemos num mundo onde a falsidade e a mentira rondam cada palavra e cada ação. Nem todas as pessoas são assim, longe disso, na nossa vida encontramos muitas pessoas que nos querem bem e são sinceras, mas também encontramos aqueles que nos mentem e nos magoam com palavras e atitudes.
    Por isso Não ouça apenas o que os outros falam, mas também ouça o seu coração, as pessoas podem até te conhecer e entender seus pensamentos, mas só você conhece os seus sentimentos. Saiba ouvir o que o seu coração diz, pois só assim você poderá entender o que as pessoas lhe dizem.
    Não veja aparência, procure ver a essência, pois as mais belas imagens não são registradas pelos olhos do corpo mas sim pelos olhos da alma. Saiba ver as coisas como elas realmente são, não como você acha ou quer que elas sejam.
    E principalmente não fale coisas que você mesmo não gostaria de ouvir, palavas podem não significar nada para quem as profere mas para quem as ouve podem machucar mais que um ferida no corpo, pois o corpo com o tempo irá se curar mas na alma as feridas podem durar para a eternidade. Saiba Falar, mas não apenas da boca para fora, pois tudo aquilo que falamos apenas por falar, ou quando falamos o mal dos outros, mais cedo ou mais tarde pode ser descoberto e isso machucará uma pessoa que talvez goste muito de você.

"Não espere ouvir das pessoas coisas que você não está preparado para ouvir, não espere ver atitudes se você não evoluiu o suficiente para apreciá-las e não espere que as pessoas lhe ouçam se você não tem o conteúdo necessário para falar algo de bom".

Um comentário:

Carol Simões Pires disse...

Não preciso nem dizer que adorei tudo, porque tu me conhece...o que vai no coração faz parte da minha vida...assim como tu, continue sempreeee essa pessoa sensível e incrível que és, alguém que tenho o maior orgulho de chamar de amigo!!!!